terça-feira, 15 de novembro de 2016

Bioquímica e Metabolismo

Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.


A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais param garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

Metabolismo

O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. Já no caso do catabolismo, as moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples. Vale frisar que os dois processos

Ok! Mas quais são os processos BioQuímicos?

Processos bioquímicos dos seres vivos



No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

Processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:

ü  Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;
ü  Transporte de substâncias por meio das membranas;
ü  Produção de energia;
ü  Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.

domingo, 9 de outubro de 2016

Doenças Causadas pelo Cigarro

Introdução

O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. 

Principais doenças causadas pelo cigarro:

- Câncer de pulmão
- Câncer de boca
- Câncer de laringe
- Câncer de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Aneurisma arterial
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Angina

Portanto, a melhor saída é parar de fumar imediatamente, antes de desenvolver uma destas doenças. Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício. 

Importante: o fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

Você sabia?

- 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada pela OMS em 1997, com o objetivo de alertar sobre os perigos causados pelo consumo de cigarro.
https://www.google.com.br/search?q=pulmao+bom+e+pulmao+de+fumante&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjstN2qt8_PAhUJDJAKHeE4CC0Q_AUICCgB&biw=1366&bih=643#imgrc=3R3GJrLJJgqO-M%3A

segunda-feira, 26 de setembro de 2016


Você malha todos os dias, faz intermináveis sessões de abdominais na academia, controla rigorosamente a dieta e mesmo assim não consegue definir o abdomen e exibir a sonhada barriga tanquinho ? Se a resposta foi positiva para alguma das perguntas acima, a cirurgia plastica moderna pode oferecer uma excelente solução para o seu caso : a Lipo de Alta Definição . 


O novo procedimento representa uma verdadeira evolução na técnica tradicional de lipoaspiração e consiste em uma lipo superficial onde se procura definir e esculpir a musculatura abdominal, ressaltando suas depressões e elevações, proporcionando um visual extremamente atlético e definido para o paciente, popularmente conhecido como ” barriga tanquinho “.
Desenvolvido em 2008 por cirurgiões americanos, a nova técnica surgiu da necessidade de não apenas remover a gordura abdominal, mas também de dar forma e contorno a anatomia da região do abdomen. Embora a maioria das pessoas consiga desenvolver a musculatura abdominal ( composta principalmente pelos musculos reto abdominal, obliquos externos e serrátil ) através de séries de exercícios abdominais que promovem a hipertrofia muscular, o grande problema está na tendência genética de acúmulo de gordura na região, que esconde os resultados do seu esforço com exercícios abdominais. Para que essa musculatura fique aparente, seria necessário um percentual de gordura corporal muito baixo, em torno de 7% ( índice observado geralmente apenas em atletas de alta performance e fisiculturistas). 

 Na Lipoescultura de Alta Definição, o cirurgião estuda detalhadamente a anatomia muscular individual de cada paciente, ressaltando seus marcos anatômicos e literalmente esculpindo uma região abdominal protusa e sem definição em um abdomen sarado e definido, com gomos realmente aparentes, formando o visual de barriga tanquinho.A cirurgia tem início com a palpação e demarcação do abdomen pelo cirurgião, para delimitação dos músculos que serão ressaltados na lipoaspiração. Para execução do procedimento, além da habilidade técnica e profundo conhecimento da anatomia, o cirurgião deve ser dotado de um grande senso artístico, pois ele irá atuar literalmente esculpindo o abdomen em sua nova forma. O procedimento possui duração média de 3-4 horas, é realizado em hospital, sob anestesia raquidiana ( a mesma utilizada em partos cesáreos ), e requer 1 dia de internação hospitalar. Devido ao inchaço presente no pós operatório imediato, os resultados definitivos só serão vistos a partir de 3 meses, quando a maior parte do edema já desapareceu, devido a realização das drenagens e uso da cinta compressiva pós operatória.

 Na Bioplastica, você irá encontrar cirurgiões com grande experiência na execução da Lipo de Alta Definição, prontos para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do procedimento. Em nossa clinica, nós entendemos que o desejo de obter a sonhada barriga tanquinho não se trata de mera vaidade pessoal do paciente, mas sim de um desejo lógico e racional de estar de bem consigo mesmo e as pessoas a sua volta. 
http://www.lipoaspiracao.net/lipo-de-alta-definicao-barriga-tanquinho/

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Ressurreição dos mortos!?


               Muitas pessoas se perguntam “é possível reviver uma pessoa morta?’, essa pergunta sempre foi a pulga atrás da orelha dos cientistas, pois quando seus órgãos param de responder, automaticamente ou com um certo tempo depois você tem problemas; até vivo mesmo quando seu órgão para de funcionar ou tem dificuldades de realizar a sua ação ocorre problemas.


“Quando seu corpo está com temperaturade 10 graus, sem atividade cerebral, batimentoscardíacos e sangue, é consenso que vocêesta morto.”


Diz o professor Peter Rhee,
da universidade do Arizona.

"Mas ainda assim, nós conseguimos trazer você de volta."


            “Professor P. Rhee não está brincando, nem exagerando; Samuel T. da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, comprovou que é possível manter em estado “suspenso” por horas.”
            Este paragrafo é muito criticado e ao mesmo tempo muito elogiado, cientistas olharam isso como algo revolucionário, algo que pode mudar nosso presente e claro, nosso futuro. Já pensou? Sofrer um acidente e ter que “congelado” ou mantido na temperatura de 10° graus? Seria algo estranho, mas se isto vai salvar sua vida, creio que você toparia de tudo para viver. Para outras pessoas isto é uma calúnia, para estas pessoas isso é algo inventado para poder publicar a Universidade mundialmente, já que nos tempos de hoje vemos varias(os) cientistas falando sobre “Renascer após a morte” ou simplesmente “Reviver um morto”.
            Atualmente vimos uma noticia um quanto assustadora, médicos juntos com grandes cientistas querem reanimar (o celebro ou tentar reanimá-los) dois pacientes que “morreram” celebremente, sendo que, o único problema é que eles mão morreram, eles estão com seus órgãos normais, comem, respiram(com dificuldade), resumindo, tudo que você caro leitor faz, eles também fazem, só que a única diferença é que eles não percebem, pois estão cerebralmente mortos.
            Pessoas que assistem séries ou que jogam um certo estilo de game (Survival apocalypse zumbi) falam que este “renascimento” de pessoas parcialmente mortos serão os primeiros “zumbis” e que quando eles “renascerem” desenvolveram uma doença que o mundo não ira saber controlar.
Claro isto é uma hipótese, mas se for verdade, se isto for o primeiro passo para um grandioso futuro ou seja para um péssimo futuro? Perguntas simples, que você mesmo caro leito poder ler e pensar sobre, então a pergunta que eu deixo é simples.
Você apoia os cientistas de trazer pessoas “mortas” de volta a vida?
Aprovaria que eles fizessem isso em você?

Obrigado por nos acompanhar e volte sempre ao nosso Blog Ciência Mundo


29/08/2016

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Cárie dentária: O que é, quais os sintomas e como prevenir?
Sempre que ouvimos falar de doenças bucais, lembramos logo das cáries, problema antigo e muito comum. Mas você sabe o que ela realmente é e como age nos dentes? Tudo começa com o açúcar, alimento preferido das cáries, mas você não precisa cortá-lo da sua vida. O problema pode ser evitado com uma boa rotina de escovação e visitas regulares ao dentista.

BACTÉRIA + RESTO DE COMIDA = CÁRIE

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes, formando a placa e produzindo ácidos que os corroem.  O resultado são dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

SALIVA: SOLDADOS NA LINHA DE FRENTE

Existem oito tipos diferentes de saliva em nossa boca, sabia? Você já parou pra pensar qual seria a função delas? Quando as bactérias começam a atacar os restos de alimentos que comemos, a saliva entra em ação para ajudar a recuperar as partes atacadas, equilibrando a acidez bucal. Podemos dizer que a saliva é o nosso escudo de proteção na luta contra a cárie.

SINTO DOR AO MASTIGAR, E AGORA?

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido. Mas, atenção: dores no dente também podem estar associadas a outras partes do corpo, conhecidas como dor reflexa ou irradiada. Seu dentista é sempre a melhor pessoa para fazer um diagnóstico seguro.

CADA CASO, UM TRATAMENTO

Se você descobriu que tem cáries ainda no início, menos mal. Um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem maltratando o dente e, em outros casos, a restauração pode ser indicada. Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado extrair parte ou todo o dente, colocando uma prótese no lugar.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

Já dizia sua avó: “prevenir é melhor do que remediar”. Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries. Confira abaixo algumas dicas de prevenção muito fáceis que
podem deixar seu sorriso mais bonito e poupar você de dores futuras.
- Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor.
- Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega em cantinhos onde a escova muitas vezes não alcança.
- Diminua o consumo de alimentos açucarados.
- Beba bastante água para estimular a produção de saliva.
- Consulte seu dentista a cada 6 meses.

WAPAL

terça-feira, 9 de agosto de 2016


Ecologia

Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo. Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.
Ciência ampla e complexa, aEcologia preocupa-se com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da Biologia, ela não é uma ciência isolada. Para entendê-la, é necessário, por exemplo, conhecer um pouco de EvoluçãoGenética, Biologia Molecular, Fisiologia e Anatomia.
→ Subdivisões da Ecologia
De uma maneira geral, a Ecologia pode ser subdividida em dois tipos: a autoecologia e a sinecologia. Na autoecologia, o estudo volta-se para uma determinada espécie ou indivíduo, analisando-se, principalmente, seu comportamento e os mecanismos adaptativos que garantem a sua sobrevivência em determinado meio. Já a sinecologia faz uma análise mais ampla, analisando grupos de organismos que interagem entre si e com o meio. Fica claro, portanto, que a autoecologia e a sinecologia detêm-se sobre diferentes níveis de organização.
→ Níveis de organização em Ecologia
O estudo de Ecologia baseia-se em quatro níveis principais de organização, que obedecem a um arranjo hierárquico que agrupa sistemas mais simples até os mais complexos. Veja os níveis estudados em Ecologia:
→ Populaçãoconjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem juntos em uma determinada área e apresentam maiores chances de reproduzir-se entre si do que com outros indivíduos de outras populações.
→ Comunidadesconjunto de populações de uma determinada região.
→ Ecossistema: conjunto formado pela comunidade e os fatores abióticos.
→ Biosfera: nível mais amplo e autossuficiente que corresponde a todos os seres vivos do planeta, abarcando as relações deles entre si e com o meio ambiente.
Independente do nível de organização estudado, compreender o meio em que o organismo vive é essencial no estudo da ecologia. Assim sendo, ao escolher uma espécie para análise, os ecólogos preocupam-se em conhecer seu habitat e seu nicho ecológico, ou seja, o local onde a espécie vive e seu papel naquela comunidade.
Outro ponto importante da Ecologia e que envolve todos os níveis de organização é a compreensão das relações existentes entre os seres vivos. Asrelações ecológicas demonstram como as diferentes espécies interagem e como os indivíduos de uma população comportam-se.
→ Por que é importante estudar Ecologia?
Ao estudar a Ecologia, os ecólogos conseguem visualizar de maneira clara como as espécies interagem entre si e conseguem coexistir em determinado ambiente, além de conseguir informações para a compreensão dos motivos que levam uma espécie a viver em uma área e a ausentar-se de outros locais. Também é possível compreender como uma espécie é capaz de influenciar uma determinada comunidade e os impactos gerados por ela. Por meio dessas análises, é possível fazer previsões a respeito do futuro de determinadas espécies e as consequências das mudanças nos padrões de uma comunidade.
É importante destacar também que a Ecologia é fundamental para a compreensão do futuro do planeta. A partir do momento que entendemos as espécies e suas necessidades, conseguimos analisar claramente como nossas atividades influenciam o meio. Sendo assim, o entendimento da Ecologia e a conscientização da população podem ajudar a garantir um futuro sustentável para o planeta.
Veja alguns dos principais tópicos estudados em ecologia:
Bioma
Para mais informações acessar: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/ecologia.htm
Boa Tarde! Grupo de Segunda: WAPAL

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Zika vírus: Como se prevenir.

    Atualmente, a América Latina vem enfrentando um surto de vírus da zica. Suspeita-se que a entrada do vírus no Brasil tenha se dado durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país recebeu turistas de várias partes do mundo, inclusive de áreas tropicais atingidas de forma mais intensa pelo vírus.
   O governo Brasileiro, vem tomando medidas eficazes para que o vírus, não se expanda com tanta intensidade, um exemplo que podemos citar é a ajuda do exercito, sim o exercito brasileiro vem ao longo desse tempo exercendo atividades, tais como: fazer a limpeza urbana nos locais de perigo, distribuir vacinas para grávidas,e claro conscientizar a sociedade com campanhas.
   O zika vírus é o causador da doença zika, que pode ser identificada pelos seguintes sintomas:





























Mesmo com a ajuda do governo, a sociedade também poderá fazer sua parte tais como: eliminar as larvas do mosquito regularmente, esvaziando potes com água parada , cobrindo tanques e protegendo da chuva equipamentos de jardinagem ou outros materiais que possam acumular água. O uso de mosquiteiros e roupas longas ajudam a prevenir picadas. O uso de repelentes de pele também é aconselhável, depois de procurar aconselhamento médico. 
   Seguindo as recomendações do ministério da saúde podemos todos combater o zika vírus pois "UM MOSQUITO NÃO É MAIS FORTE QUE UM PAÍS".


    

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Histologia

A histologia (do grego: hydton = tecido + logos = estudos) é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento.

Mas o que é tecido?
O corpo de um organismo multicelular é constituído por diferentes tipos de células, especializadas em realizar diversas funções. As células com determinado tipo de especialização organizam-se em grupos, constituindo os tecidos. Alguns tecidos são formados por células que possuem a mesma estrutura; outros são formados por células que têm diferentes formas e funções, mas que juntas colaboram na realização de uma função geral maior.




A diferenciação dos tecidos e a conquista do ambiente terrestre
Dentre as diversas adaptações que favoreceram a conquista do meio terrestre pelos vertebrados destacam-se um eficiente revestimento corporal impermeabilizado, um adequado sistema esquelético de suporte do organismo e de seus órgãos e um hábil mecanismo que permite a movimentação do organismo pelo meio. No homem, essas três tarefas são desempenhadas, na ordem, pela pele, pelo conjuntivo de ossos do sistema esquelético e pelos inúmeros músculos componentes do sistema muscular. Ossos e músculos constituem o sistema locomotor.


Como são formados os tecidos?
Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
Os destinos finais (organogênese) desses folhetos germinativos, na formação dos tecidos e órgão humanos, são:

Ectoderma
  • Epiderme e anexos cutâneos (pelos e glândulas mucosas);
  • Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal);
Epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal.
Mesoderma
  • Forma a camada interna da pele (derme);
  • Músculos lisos e esqueléticos;
  • Sistema circulatório (coração, vasos sanguíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo);
  • Sistema esquelético (ossos e cartilagem);
  • Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas).
Endoderma
  • Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal;
  • Sistema respiratório (pulmão);
  • Fígado e pâncreas.   


Ver conteúdo completo: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio.php
OBS: São 30 páginas do assunto comentado, para ver é só colocar ao lado do epitelio o número do 2 ao 30...
Grupo de Segunda: WAPAL

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A evolução humana.

Evolução humana
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
Em 1836, de volta  à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a idéia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
A idéia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores  descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Avanços da Medicina no Ano de 2016 (Tratamento Preventivo)

  • Tratamento Preventivo:
 Atualmente, além da expectativa de vida nos países mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir doenças e curá-las antes do nascimento é uma realidade.

 Através de um diagnóstico precoce, como a utilização do ultrassom morfológico, é possível identificar 90% das más-formações fetais, contra 20% dos exames comuns. Outro grande avanço nesta área, é o teste de transluscência nucal, que é capaz de detectar o risco de a criança ter a Síndrome de Down e outras alterações cromossômicas.

 Paralelamente, a esse desenvolvimento de novas tecnologias ainda na fase uterina, o avanço das técnicas de diagnóstico é bastante expressivo e está mudando os conceitos da medicina. Médicos estão conseguindo detectar as mais variadas doenças em pessoas adultas e aparentemente sadias, tratá-las ainda no estágio inicial, com grandes chances de cura.

 Equipados com aparelhos de última geração, os centros médicos das grandes cidades, estão investindo cada vez mais na prevenção de doenças, ou seja, o chamado check-up personalizado, que analisa exaustivamente o histórico clínico, antecedentes familiares e o modo de vida dos pacientes, para que, a partir do primeiro diagnóstico eles sejam encaminhados para exames mais específicos e adequados às suas necessidades.

 Para os médicos, fazer um exame para descobrir um problema antes que ele apareça, não é desperdício de tempo, de tecnologia, nem dinheiro, mas uma questão de vida ou morte.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Avanço da Medicina no Ano de 2016 (Pulmão Portátil)

  • Da BBC Brasil:
 Cientistas britânicos estão desenvolvendo um pulmão portátil que pode ajudar pessoas com problemas respiratórios, como enfisema e fibrose cística. Os pesquisadores da Universidade de Swansea afirmam que o dispositivo, que oxigena o sangue fora do corpo antes que ele vá para os pulmões, pode ser uma alternativa para o transplante no longo prazo. Mas, os cientistas afirmam que poderão ser necessários mais anos para que o aparelho, do tamanho de uma caixa de óculos, seja disponibilizado para o público. O professor Bill Johns teve a ideia para a criação do pulmão portátil depois que seu filho morreu de fibrose cística. "É importante que façamos algo que vá ajudar as pessoas que, ao invés de ficarem confinadas a uma cadeira de rodas com um tubo de oxigênio, poderão andar e fazer coisas sozinhas", disse. 

  • Pacientes:
 Pacientes com problemas respiratórios, que viram o dispositivo experimental funcionando, aprovaram a pesquisa. Elizabeth Spence, que já tentou duas vezes um transplante duplo de pulmão, espera que o novo aparelho possa ajudá-la. "Meu corpo vai rejeitar os pulmões, então esta pode ser a resposta - outra forma de conseguir pulmões novos sem precisar de um transplante de verdade", disse. As instituições de caridade britânicas que tratam de pessoas com problemas respiratórios aprovaram a pesquisa, mas recomendaram cautela a respeito do tempo necessário para que o aparelho seja disponibilizado. "Temos que destacar que isto (o pulmão portátil) demorará muitos anos para ser usado, mesmo em uma fase de testes", disse Chris Mullholland, chefe da British Lung Foundation. Segundo a fundação, existem mais de 40 problemas que podem afetar a capacidade respiratória, entre eles câncer de pulmão, tuberculose, asma, fibrose cística e muitas outras. No Reino Unido, desde março de 2008, existem 287 pessoas na lista de espera por um transplante de pulmão, segundo o Serviço de Transplantes britânico.